gf

Opinaria é um blog simples, directo e espero que útil para muitos. É um espaço de livre opinião. Onde todos podem deixar o ar da sua graça, a sua marca, escrevendo um pensamento, uma teoria ou uma simples opinião. Será sem dúvida um espaço de debate... um espaço para todos... verdadeiramente democrático. Contudo, para que assim seja, precisa de participação e muitos temas.

..................................
Editorial
Bernardo Theotónio Pereira
Cartaz das Artes
2ª feira
Desporto
António Queiroz e Mello
3ª feira
Mundo de Viagens
Luis Estarreja
4ª feira
Juridicamente Falando
5ª feira
Curiosidades
6ª feira
Economia
Fernando Soares
Sabado
Noite
Martim Bustorff
Domingo
Quinzenais e Mensais
Duarte Felix da Costa
Fernando Arrobas
Francisco de Sousa Coutinho
Felipe Rocha Vieira
..................................

Este espaço destacará artigos ou excertos de jornais e revistas que sejam de alguma forma curiosos e interessantes

..

quinta-feira, novembro 09, 2006

Erasmus

ECONOMIA
Publicado 25 Outubro 2006
Bolsa mensal do Erasmus aumentada para 200 euros
O Parlamento Europeu deu hoje “luz verde” ao Programa de Acção sobre Aprendizagem ao longo da Vida, que reserva mais dinheiro para os estudantes do programa Erasmus.
Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
O Parlamento Europeu deu hoje "luz verde" ao Programa de Acção sobre Aprendizagem ao longo da Vida, que reserva mais dinheiro para os estudantes do programa Erasmus.
A bolsa mensal aumenta para 200 euros por mês em vez da média de 150 euros atribuídos desde 1993, tendo em vista cobrir de forma mais adequada os custos suportados pelos estudantes.
A decisão inclui-se no Programa de Acção sobre Aprendizagem ao Longo da Vida e visa cobrir de forma mais adequada os custos dos estudantes no estrangeiro.O programa de acção compreende quatro subprogramas: o Comenius, dedicado ao ensino escolar, o Erasmus, para o ensino superior, o Leonardo da Vinci, para a formação profissional e o Grundtvig para a educação de adultos, que se destinam a promover os intercâmbios, a cooperação e a mobilidade entre os sistemas de ensino e formação na União Europeia. Está ainda incluído no grupo o programa Jean Monnet, centrado na integração europeia.
O orçamento total será de 6.970 milhões para o período 2007/2013, sendo que o programa Erasmus recebe a maior fatia, 40%, seguindo-se o Leonardo da Vinci (25%). Entre 1987 e 2000, participaram no programa de mobilidade de estudantes do ensino superior um total de 15.791 portugueses. Na segunda fase, entre 2000 e 2006, foram mais de 20.065 os estudantes nacionais, com uma tendência de crescimento.
Espanha, com 4.768 pedidos entre 2000 e 2006, e Itália (com 2.942 alunos) no mesmo período são os destinos mais apetecíveis para os estudantes portugueses ao abrigo do Programa Erasmus. Em terceiro lugar surge a França que, no entanto, regista uma tendência para o declínio no número de pedidos.

9/11/2006 em Jornal de Negócios